sábado, 12 de abril de 2008

Cebola estilo Outback

Saudações tricolores novamente (dessa vez é pra valer mesmo ahahaha). Hoje resolvi fazer pela segunda vez a cebola inspirada naquela clássica do Outback. Coloquei mais temperos e achei que ficou bem melhor!
Essa receita é fácil mas é bem trabalhosa, demorada e tem que ser feita em um dia de inspiração e bagunça na cozinha. Vamos então ao passo-a-passo do que fiz pra conseguir esse excelente aperitivo.

Ingredientes:

1 cebola grande (dica: melhor fazer várias pequenas; mais fáceis de empanar e gastam muuuito menos óleo)
Farinha de trigo
Sal
Pimenta do reino moída
Páprica doce
Óregano seco
Cominho
Diversos temperinhos a gosto (inclusive os de cima, mas acho que não deve faltar a pimenta e a páprica)
1 ovo
Leite

Para o molho:
Maionese (1 colher sopa)
Ketchup (1/2colher sopa)
Sal a gosto
Pimenta do reino moída a gosto
Páprica doce a gosto
Óregano seco a gosto

Modo de preparo:

Pegue a cebola, tire a casca delicadamente, corte embaixo dela retinho para que ela fique com uma base. Comece a cortá-la, primeiro em 4 partes, mas sem cortar até o final. Faça isso até ter 16 partes (eu quis cortar mais que 16 e acho que isso deixou-a muito fininha, e dificulta na hora de comer e puxar).

Feito isto, leve a cebola em água fervendo por 1 minuto (coisa rápida) e logo em seguida coloque-a em uma bacia com água bem gelada, para dar um choque. A água quente facilita na hora da abertura das pétalas, e a gelada também. Mantenha a cebola nessa bacia de água gelada, leve-a a geladeira e deixe por 2h, para que as pétalas se abram.

Depois, retire a cebola da geladeira. Suas pétalas estarão mais abertas, você pode abri-las também com as mãos. Cuidadosamente, vire a cebola de cabeça para baixo, coloque na mesma bacia (só que sem água), para que ela possa escorrer a água que entrou. Leve nessa posição para a geladeira e deixe por 1h.

Agora vem a hora da bagunça: empanar a cebola. Achei mais fácil quando fiz com a pequena na primeira vez, mas não tenho uma técnica para explicar. O negócio é ir jogando o líquido nela depois o pó, e assim, até que consiga uma cebola bem empanada.
O líquido é o ovo batido com um pouco de leite (botei umas 3 colheres de sopa). Acho que o truque seria fazer uma piscina de líquido e uma de pó, para mergulhar a cebola. Mas como é algo caseiro e ninguém vai gastar 1kg de farinha e muitos ovos para tal, a gente dá o jeitinho brasileiro.
O pó é a farinha com todos os temperos em pó listados. Gosto bastante da páprica que dá um aroma especial e da pimenta, que é o toque picante(ohhh hahaha). As medidas são a gosto do freguês, pois fui fazendo livremente. Tive que fazer várias vezes essa misturinha, pois sempre acabava. É bom fazer aos poucos mesmo, porque você regula a necessidade de empanar a cebola. É a parte mais trabalhosa da receita, faz uma bagunça danada, mas no final dá certo.
Então, para simplificar: molhe a cebola com a mistura de ovo/leite e empane-a com a mistura seca de farinhas/tempero. Faça isso diversas vezes, até que ela fique bem coberta.
Aí basta levar por 15 minutos para geladeira, para firmar bem.

Pronto! Agora é só fritá-la até ficar dourada e servi-la com o molho(basta misturar todos os ingredientes!)

Espero que gostem! Lógico que o sabor não fica igualzinho ao do restaurante, mas ela fica uma delícia! É ótimo porque podemos criar com o sabor que quisermos, puxar na pimenta, fazer mais suave.
Até a próxima(com uma receitinha mega-fácil,de aperitivo também!)!!

Referências: Recipe Link e Mais você.
Nível de paciência: Altíssimo (só na hora de empanar ahhahaha)

7 comentários:

Aline disse...

Adorei a sua receita! Procurei em outros sites, mas as receitas são meio confusas! Você simplificou bastante, principalmente colocando as fotos...Parabéns!
Com certeza irei fazer assim (:

Abraços!

thomé disse...

já pensou em trabalhar no site do mais vc? eles deveriam colocar alguém assim pra explicar melhor aquelas receitas...rsrsrs parabéns pela sua receita,vou tentar faze-la.

Big disse...

Boas pessoal, para fazer esta cebola é preciso uma cebola gigante igual a que tem no site: www.bigonion.com.br entrem e vejam.
Abraço.

Anônimo disse...

A-DO-REI

Rê Monteiro disse...

Olá, Myla!
Acabei de conhecer o seu blog e já estou apaixonada!! Adoro cozinhar, principalmente coisas diferentes!
Vou fazer essa delícia e depois te conto.
Beijocas, parabéns pelo seu espaço e obrigada.

Anônimo disse...

Devo levar a cebola para geladeira dentro ou fora d'água?

Myla disse...

Dentro d'água!
Abraços