sábado, 5 de abril de 2008

Pão Tricolor

Saudações tricolores! ahahahaha hoje vou dar a receita de um pão tricolor, feito com beterraba, cenoura e espinafre. Uma delícia, mas esse tem que ter um nível de paciência elevado, porque pão é pão né? Deve ser feito com carinho e sempre demora, porque descansa pra crescer a massa e tudo mais. Mas no final vale a pena.
Sugestão: fazer de manhã cedinho para conseguir um pão gostoso à tarde. Sempre comecei fazendo à tarde e só dava eu assando pão à noite ahahahha. Nesse tempo chuvoso do RJ é ideal!
Vamos a receita então:

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de água morna (1)
3 tabletes de fermento biológico fresco (1)
3 colheres (sopa) de óleo (1)
3 colheres (sopa) de açúcar (1)
2 colheres (sopa) de sal (1/2)
2 ovos (1)
folhas de espinafre
1 beterraba (1/2)
2 cenouras (1)
15 xícaras (chá) de farinha de trigo (5)

Dica 1: a primeira vez que eu fiz o pão, fiz metade da massa e rendeu um mega pão. Depois, resolvi fazer 1/3 da massa e fiz vários pães menores (e rendeu à beça). Vou colocar então ao lado dos ingredientes 1/3 dele que eu usei e recomendo na primeira vez, pois pão gasta muita coisa.

Modo de preparo:
Peneira a farinha e reserve. Bata no liquidificador a água, o fermento, o óleo, o açúcar, o sal e os ovos. Divida em 3 partes e bata cada uma delas com espinafre, outra com beterraba e outra com cenoura.
O que eu fiz: separei o líquido base em 3 copos e fui batendo um de cada vez com seu devido ingrediente.

Misture cada uma com 1/3 da farinha reservada, sove e deixe crescer.
O que eu fiz: peneirei a farinha e a dividi em 3 partes, colocando-a em potes diversos. Depois foi só juntar com os líquidos coloridos. Como sempre, às vezes a farinha é pouca e a massa fica grudenta. Então, vocÇe deve colocar aos poucos mais farinha até obter uma massa não grudenta e homogênea. Fiz as bolas, sovei e deixei crescer. (Aí você esquece da vida, nos dias quentes ela cresce mais rápido do que nos frios).

Abra as massas com um rolo, deixando-as no mesmo tamanho. Estenda a massa verde, por cima coloque a roxa e finalmente a laranja. Recorte as beiradas, enrole como rocambole e coloque numa forma. Cubra e deixe descansar. Leve para assar por 40 minutos.
O que eu fiz: não reparei a ordem de cores, o que fiz foi enfarinhar um papel alumínio e esticar a massa nele, para facilitar na hora de colocar uma em cima da outra. Estique bem, para ficar fininho. Outra dica é dividir essas massas e esticando aos poucos para fazer vários pães, o que facilita até na hora de assar. Eu estiquei uma massa só e depois a cortei em pães menores.

Aí deixei os pães crescerem....

E os levei para assar; a receita indica 40 minutos, mas como eu fiz pães menores, recomendo um forno médio e ficar de olho até ficar meio dourado com uma casquinha por fora. E aí é só cair de boca, com uma manteiguinha derretendo na hora hmmm que delícia!

Espero que gostem desta receita!!
Ah, e para que seu pão dure bastante, guarde-o num pote com tampa que ele ficará fresquinho por mais tempo :)

Nível de paciência: elevado, porque tem o tempo do pão descansar, crescer, fora que é mais trabalhosa.
Referência: Dona Chita e Culinarista: Francesco Tarallo/ programa Note a Note, Rede Record

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Myla, parabéns pelas receitas!

Sou administradora do site www.flunaticas.com.br e gostaria de incluir a sua receita em nosso site!

Se tiver alguma objeção, favor escrever para fale@flunaticas.com.br

Um grande abraço e Saudações Tricolores!!