quarta-feira, 28 de maio de 2008

Bolo Mesclado




Olá, há quanto tempo não atualizo aqui não é mesmo? Não tenho feito nada de diferente, mas ontem (e todo dia) bateu aquela vontade de comer um docinho... resolvi fazer um bolinho pro café da tarde, metade da receita (que rendeu muito, me surpreendi!), mesclado, uma delícia, super fofinho, inspirado numa receita da nossa saudosa Ofélia, adorava o programa dela :)
Vamos então a receita!!

Ingredientes (já vou colocar a metade da receita, como fiz ontem, qualquer coisa, podem dobrar a receita pra fazer um bolão mais caprichado)

1/2 xícara de margarina
1 e 1/4 xícara de açúcar
2 gemas
1/2 xícara de leite
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher sopa fermento em pó
3 colheres de sopa de chocolate em pó (ou achocolatado)
2 claras em neve


Modo de preparo:
Bata as claras em neve primeiro e reserve-as. Bata a manteiga, o açúcar e as gemas até ficar um creme homogêneo. Dica: bata até ficar bem clarinho mesmo, fica quase branquinha a massa. Junte o leite e bate (com cuidado pra não espirrar leite na cozinha toda!). Junte a farinha e o fermento e bata também. Agora, incorpore as claras em neve delicadamente, mexendo debaixo pra cima. Dica: coloque um pouco das claras na massa e mexa delicadamente (sem batedeira gente, pra massa ficar leve e fofíssima), depois coloque o resto e continue mexendo.
Coloque metade da massa numa assadeira untada e enfarinha (fiz na forma de pudim, que adoro), e no resto da massa junte o chocolate em pó e mexa delicadamente também. Coloque essa massa com chocolate por cima daquela branca e leve para assar em forno médio, por aproximadamente 3o minutos (varia de forno pra forno).
Vocês verão que durante o preparo a massa vai estar um escândalo de fofa e linda, coisas da nossa querida Ofélia!
A receita original era um bolo com frutas cristalizadas, basta colocá-las na massa branca e pronto. Vocês podem fazer sem o chocolate também! (inclusive na foto que eu tirei, a fatia ficou sem nenhum chocolate hahahaa tive que tirar outra só pra mostrar ele mesclado, vejam abaixo!



Nível de paciência: normal
Referências: Cozinha Maravilhosa da Ofélia

Um comentário:

Carla Figueira - Eu♥Cabelo disse...

Nossa que Delícia!!!
Beijocas...