domingo, 19 de junho de 2011

Creme de abóbora



Olá pessoal! Já havia dito que neste frio (aliás, que frio!), é sempre bom uma sopa, caldo, creme. Essa receita vem em boa hora! Creme de abóbora que eu inventei, mas sempre tem alguma inspiração, nem que seja de uma experiência né? A minha vem de um creme de abóbora com queijo mussarela de búfala que comi algumas vezes num restaurante perto do meu antigo trabalho. Então, inspirada nisso e com uma vontade de usar meu mixer que estava encalhado no armário (acreditem que nunca tinha usado, e olha que comprei tem uns meses ahhaah), resolvi fazer esse creme. Vamos lá aos ingredientes:

1/2 abóbora (usei a japonesa, mas pode ser qualquer tipo)
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picado
2 folhinhas de louro
Sal e pimenta do reino à gosto
Azeite o quanto baste
Pedaços de queijo à gosto

Modo de preparo:

Cortei a abóbora em 4 partes, lavei e coloquei pra cozinhar, juntamente com o louro e uns pedacinhos de cebola. Enquanto isso, a ansiosa aqui colocou azeite (eu capricho, vamos dizer umas 4 colheres de sopa) numa panela e juntou a cebola e o alho para refogar. Aproveitei e fui pegando um pouco da água do cozimento da abóbora e juntando no meu refogado, de leve. Depois, reservei o refogado e fui descascar a abóbora cozida. Coloquei os pedaços na panela com o refogado e com meu mixer super legal, fiz virar um creme, sempre juntando a água do cozimento da abóbora (não a descarte até que o creme esteja pronto). Deixei o ponto de creme ao meu gosto, e temperei com sal, pimenta e um fio de azeite. Aí vem o toque de mestre: coloquei os pedacinhos de queijo prato (pode ser qualquer um, ao seu gosto) e pronto!! Creminho delícia pronto e que tem uma surpresinha de queijo no meio!

Espero que gostem e até a próxima receita!

Nível de paciência: baixo
Referência: Eu mesma e meus almoços da vida ahahhaha

Nenhum comentário: