domingo, 2 de outubro de 2011

Pão preto com cereais



Que alegria, pessoal! Fiz um pão que ficou bem fofinho e delicioso pela primeira vez!
Assim que vi essa receita no programa A Confeitaria, do Bem Simples, fiquei com vontade de fazer. Procurei os ingredientes, só não usei o fermento biológico fresco, usei o biológico seco mesmo. Fiz a metade da receita e rendeu 1 pão de forma e 11 pãezinhos pequenos, de 40 g aproximadamente cada. Até uma balança simples eu comprei pra fazer a receita, e vejo que valeu à pena! É trabalhosa para quem não tem aquela batedeira com gancho pra sovar a massa (acho que era aí que eu nunca tinha paciência para fazer os pães, e eles não ficavam fofinhos; mas minha batedeira quase quebrou, porque a massa é pesada). Então, quem quiser descarregar as energias, aproveita pra fazer esse pão e sovar bastante a massa para que ele fique fofinho! Agora, chega de enrolação, e vamos aos ingredientes (vou colocar quais que eu usei, e as quantidades em g ou ml).

Ingredientes:

350g de farinha de trigo
75g de farinha de centeio
75g de farinha integral
62g de aveia laminada grossa
62g de linhaça
25g de açúcar mascavo
38g de manteiga
10g de sal (por favor, não esqueçam como eu! Mesmo assim, ficou ótimo!)
25g de mel
1 sachê de fermento biológico seco (10g)
1 ovo
200ml de água
110ml de leite
Aveia laminada extra para decorar o pão

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes na batedeira com gancho por 10 minutos, até que a massa fique homogênea. Caso não tenha batedeira, misture os ingredientes e sove bastante, por uns 10 minutos também. Coloque a massa em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. (Outra coisa que gostei neste pão foram os tempos rápidos de descanso; geralmente eu começava a fazer pão de manhã e só assava à noite, esperando crescer ahahhaa). Outra dica é por a massa para descansar em um lugar sem vento, dentro do forno ou micro-ondas, por exemplo.
Depois, divida a massa, uma parte com 600g. Esta, você abre numa superfície enfarinhada em formato oval, enrole como rocambole e umedeça a parte externa, para depois passar na aveia e colocar na forma de pão untada, com a sobra virada pra baixo. O restante da massa fiz em bolinhas de 40g (renderam 11 bolinhas), que também umedeci e passei na aveia. Coloquei numa assadeira untada e deixei os pães descansarem por 1h (vocês vão ver como dobram de tamanho). Depois, coloque para assar em forno pré-aquecido à 190 graus (eu coloquei uns 200 graus), deixando o pão maior assar por 30 minutos e as bolinhas, por 15.
Quando tiver prontinho, é só se deliciar e ficar feliz por ter conseguido fazer um pão tão rico e fofinho!!

Até a próxima, pessoal!!!

Nível de paciência: Alto (pão é sempre alto!)
Referência: A Confeitaria, canal Bem Simples

Um comentário:

Sara disse...

Eu acho que nós precisamos fazer a nossa própria comida, em algum momento teremos de comer coisas mais saudáveis​​, espero que tenhamos a possibilidade de fazer a nossa própria comida, mas a gente sempre pode ir para comer onde eles fazem alimentos saudáveis ​​em restaurantes em barueri