domingo, 29 de julho de 2012

Bacalhau à Brás


Olha eu aqui de novo, com uma receita super fácil e deliciosa, bacalhau à Brás!

Ingredientes:

500g de bacalhau desfiado e dessalgado (comprei o Porto Imperial, super prático e quase não tem espinhas; pode usar em postas e desfiar depois de cozido; e dessalgado sempre pra não ter trabalho)
4 cebolas médias fatiadas finamente
4 dentes de alho picadinhos
2 folhas de louro
2 ovos
300g de batata palha (comprei pronta, mas você pode fazer em casa; pronta fica com o mesmo sabor e dá muito menos trabalho!)
Azeitonas pretas à gosto (fiz sem porque a minha acabou!)
Salsa picada à gosto
Sal e azeite o quanto baste (pode caprichar no azeite, e de preferência use um bom azeite português; recomendo o Herdade do Esporão extra-virgem)

Modo de preparo:

Coloque o bacalhau numa panela com água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para que não ferva e o bacalhau possa cozinhar nessa água bem quente, por uns 10 minutos, até ficar macio. Escorra, separe as espinhas (se não tiver desfiado, defie neste momento) e reserve.
Em outra panela, coloque azeite (mais ou menos 1/2 xícara de chá) e refogue as cebolas até que fiquem bem macias, soltem a água e comecem a dourar. Junte o louro e o alho e continue refogando até dourar mais um pouco. Se tiver pouco azeite, vá acrescentando aos poucos. O segredo de um bom bacalhau é não ter miséria no azeite. Junte o bacalhau desfiado e mexa para que incorpore este refogado, acrescentando azeite quando começar a secar. Junte os dois ovos e mexa bem, para que incorporem na mistura. Coloque em fogo baixo e aos poucos, vá colocando a batata palha, sempre incorporando com o bacalhau, colocando azeite sempre que for secando, para que ela vá absorvendo todos os sabores. Desligue o forno, junte a salsinha e as azeitona. O bacalhau deve ficar molhadinho, mas sem azeite demais para não ficar enjoativo.
Se quiser, sirva com arroz branco.
Simples assim e delicioso!


Até a próxima!

Nível de paciência: médio
Referências: Prove Portugal

Nenhum comentário: