sábado, 28 de julho de 2012

Cookies de chocolate


Olá pessoal!! Hoje resolvi tirar a poeira do blog e atualizar com mais uma receita saborosa!
Depois que li o livro "O Mistério do Chocolate", fiquei morrendo de vontade de comer cookies. Até que resolvi fazê-los hoje. Porém, vi que estava faltando um ingrediente que dá um toque especial: açúcar mascavo.
Mesmo assim, a vontade foi maior, e pesquisando algumas receitas, resolvi me inspirar nesta, e fiz minha versão só com açúcar refinado. E olha, está uma delícia!

Ingredientes:

1 e 1/8 xícara de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de fermento
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente (como a minha estava gelada, coloquei no micro-ondas por 30s)
3/4 de xícara de açúcar refinado
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo grande
1 xícara de chocolate picado (usei quase uma barra de chocolate ao leite picada, sobraram 2 fileiras de quadradinhos)

Modo de preparo:

Preaquecer o forno à 180º C (como cada forno é de um jeito, liguei o meu à 200ºC e quando fui assar os biscoitos, aumentei a temperatura um pouco).
Misture a farinha e o fermento em uma tigela e reserve. Na batedeira, em velocidade média e usando a pá (se não tiver, pode ser o batedor normal), bati a manteiga com o açúcar até ficar fofinho. Diminui a velocidade e juntei o sal, a baunilha e o ovo e misturei bem. Depois, coloquei a mistura de farinha e fermento, dei uma batida rápida e, por fim, juntei o chocolate picado.
Forrei assadeiras com papel manteiga (podem untá-las, caso não tenha papel) e com o auxílio de colheres, coloquei um montinho de meia colher de sopa da massa, deixando um espaço entre esses montinhos. Deixei assando por 10 minutos, tirei do forno e coloquei outras assadeiras pra assar, pois rende bastante!! Ele vai sair bem mole do forno, basta deixar esfriando alguns minutinhos na forma e depois passar para a gradinha de resfriamento (como eu não tenho, tirei o papel manteiga com os biscoitos e coloquei em cima do granito da banca pra resfriar).
Os biscoitos ficam com uma casquinha crocante por fora e bem macios no centro, uma delícia!

Espero que tenham gostado, e até a próxima!

Nível de paciência: baixo
Referências: Martha Stewart

Nenhum comentário: